top of page

7 dias em Lisboa e região


Quem mora fora do Brasil sabe bem que cada oportunidade para ver a família é algo único e, claro, todo esforço deve ser feito para que isso aconteça. Há muito tempo escuto da minha avó que um grande sonho que ela tinha era de conhecer Portugal, já que a família dela era de lá. Então, em uma viagem programada de última hora, minha mãe, meu tio e minha tia resolveram realizar um desejo da minha avó, 82, e do meu avô, 87, e trouxeram os dois no final de julho para a capital do país e algumas pequenas (e encantadoras) cidades em volta.

Eu, claro, não poderia deixar de curtir um pouco o verão europeu junto com a família ao lado <3 Então embarquei de Frankfurt - Lisboa no dia 16 de julho, em um voo bemmm cedinho que a Ryanair disponibiliza e até o dia 23 de julho fiquei aproveitando com eles.

No Stories, coloquei um pouco do nosso dia a dia por lá, mas como alguns de vocês pediram, vou deixar aqui um roteiro de 7 dias em Portugal. Não foi exatamente o mesmo roteiro que fizemos porque, como estávamos com idosos, fomos bemmm devagarinho em vários locais. Então decidi mostrar aqui um roteiro para quem quer otimizar mais a viagem, tá?

A dica de ouro: se a ânsia de conhecer logo Lisboa não for tão grande, aproveite para visitar as outras cidades logo no início da viagem. Ficamos dormindo na capital, mas fizemos todos os “bate e volta” em um raio de até 200km, então depois de alguns dias estávamos cansados e preferimos não pegar mais carro - logo, a melhor opção é ficar para conhecer Lisboa :)

Importante lembrar que fomos em julho, verão europeu. Neste período os dias costumam anoitecer apenas 21hrs, então nós conseguimos aproveitar bastante o dia e conhecer vários locais.

DIA 1

SINTRA + CABO DA ROCA

SINTRA:

Sintra é conhecida pelos luxuosos palácios e castelos. Caso você queira ir em todos eles, provavelmente será necessário mais de um dia.

No nosso caso, preferimos optar por dois: Palácio da Pena (considerado uma das sete maravilhosas de Portugal) e a Quinta da Regaleira (um palácio maravilhoso cujo um brasileiro era o dono. Foi considerado um dos locais mais místicos de Portugal, em todo o lugar que você vai tem significados subliminares e jardins de tirar o fôlego).

Dica 1: Caso você goste de história, nos dois locais você pode alugar um guia de áudio para ir entendendo melhor a cada ponto do palácio ou monumento. Eu recomendo muito, principalmente na Quinta da Regaleira, que é cheia de histórias misteriosas e interessantes.

CABO DA ROCA:

Localizado na Serra da Sintra, o Cabo da Roca é o ponto mais Ocidental da Europa, à altitude de 140m sob o oceano Atlântico. No local você vai ver um lápide assinalando as coordenadas geográficas e a inesquecível frase de Camões, “Aqui, onde a terra se acaba e o mar começa” (Os Lusíadas, Canto III).

DICA: NÃO chegue tarde nem no Palácio da Pena, nem na Quinta da Regaleira. Os estacionamentos e as filas LOTAM.

DIA 2

FÁTIMA + BATALHA

FÁTIMA

A cidade de Fátima fica a cerca de 125km de Lisboa e é, sem dúvidas, um dos locais com mais energia boa que já visitei. Quando pequena, ouvi por diversas vezes a história de que N. Senhora havia visitado três criancinhas e lhes informado alguns milagres que viriam a acontecer, mas jamais imaginei que - um dia, estaria visitando o local pessoalmente.

Na Basílica de Nossa Senhora de Fátima estão enterrados Lúcia, Francisco e Jacinta - os três pastorinhos. Logo em frente, você vai ver a capelinha das aparições, local onde N. Senhora apareceu algumas vezes para as crianças. Nesta capelinha são celebradas missas ao longo do dia. Pode ser que você veja nesta mesma praça alguns fieis andando de joelhos para pagar promessas.

Na cidade você pode conhecer também a Casa dos Pastorinhos e Valinhos (outro lugar em que N. Senhora apareceu para as crianças).

Onde comprar lembranças de Fátima? Na primeira vez que fui, o nosso guia nos levou em uma (imensa) loja de artigos religiosos e artesanatos portugueses chamada de "Centro Comercial Fátima”. Mas, quem preferir, perto da Basílica tem várias pequenas lojinhas também :)

BATALHA

O Mosteiro da Batalha é outra das 7 maravilhas de Portugal, que demorou cerca de dois séculos para ficar pronto. É praticamente o único ponto turístico da cidade, então a visita pelo local é rápida.

DICA: Antes de conhecermos o mosteiro, almoçamos em um restaurante bem simples, porém com a comida deliciosa e muito caseira na cidade de Batalha. O nome do restaurante é Dom Duarte e fica no segundo andar de um prédio (com uma pequena porta de entrada pela praça D. João I).

DIA 3

AVEIROS + ÓBIDOS

AVEIROS

Há quem chame Aveiros de “Veneza Portuguesa”. Eu fui com a expectativa bemmm alta pelas fotos que vi na internet, mas o dia em que fomos estava nublado, então acredito que não conseguimos pegar todo o encanto da cidade. Por isso, acabamos sequer fazendo o passeio de gôndola (que é bemmm grande e cabe VÁRIAS pessoas - diferente das gôndolas de Veneza).

Ainda em Aveiros, cerca de 10km do centro, você pode visitar a praia Costa Nova, onde as casinhas são listradinhas e virou quase um ponto turístico do local.

DICA: Almoçamos em Aveiros, em um local chamado Restaurante Dóri. Eles dizem que a especialidade deles é frutos do mar, mas a maioria da nossa mesa pediu carne bovina e estava deliciosa. A única pessoa que pediu frutos do mar não gostou tanto. Hahahaha.

ÓBIDOS

Sou suspeita porque sou completamente apaixonada por essa cidadezinha. Fui duas vezes e vou sempre querer voltar <3 É uma pequena vila construída em volta de uma muralha. As ruas são pequeninas, cheias de flores e muito charmosas. No final das ruas tem um castelo medieval lindo que vale muito a pena conhecer!

É quase um insulto ir em Óbidos e não experimentar a grande tradição do local: tomar uma dose de licor de Ginja. A fruta, antigamente, era tida como medicinal. Tem um sabor forte e, muitas vezes, é servida em pequenos copinhos de chocolate. Vale a pena! <3

DICA: Não comprem NADA logo na entrada da cidade - inclusive a dose de Ginja. Os preços vão diminuindo ao chegar mais perto do Castelo (por ser no final das ruas).

DIA 4

CASCAIS

Outra cidade que eu amo e acho que vale muito a pena passar o dia! Cascais é uma pequena vila que fica cerca de 40min (carro ou trem) de Lisboa. É considerada uma região de alto padrão financeiro e há quem diga que alguns famosos têm casas por lá.

O legal de Cascais é o clima bem praiano e o pequeno centro de restaurantes e lojinhas. Aconselho ir andando pelo litoral do Atlântico conhecendo o Forte de Nossa Senhora da Luz, o Porto, o Farol da cidade e, um pouco mais distante, a famosa "Boca do Inferno" - um local lindo com falésias em que, em uma das rochas, há uma cavidade que parece um “arco" por onde entra a água do mar.

Dica: Vá conhecer a Boca do Inferno no pôr do sol. É maravilhoso!

Dica 2: Almoçamos em um restaurante chamado John Bull (tradicional, aberto desde 1967). Fiquei com receio de pedir carne, mas experimentei o Filé Mignon John Bull e AMEI. Se não me engano custou EU20 o prato e valeu a pena!).

DIA 5

LISBOA

Depois de tanto andar de carro, o quinto dia da viagem dá um certo alívio ao ficar na cidade em que

estamos hospedados. Só de pensar que não precisaremos pegar o carro e andar alguns bons quilômetros facilita muito <3 Maaas, Lisboa é uma cidade grande e tem muita coisa interessante para conhecermos!

Vamos lá (BELÉM + OCEANÁRIO):

A região de Belém, acredito, é uma das mais procuradas pelos turistas. Vale a pena passar uma manhã inteira e início da tarde por lá. É neste local que você vai encontrar a famosa Torre de Belém, caminhar ao longo do Rio Tejo, tirar uma foto no monumento “Padrão dos Descobrimentos” e comer o famoso Pastelzinho de Belém. Lá você também pode visitar outra das sete maravilhas de Portugal, o Mosteiro dos Jerónimos - famoso também por conter o túmulo de Camões e o de Vasco da Gama.

DICA: Você só pode dizer que comeu Pastel de Belém se for no restaurante oficial do doce, em Belém. Caso você tenha comido a “cópia” em algum outro local de Portugal, será chamado de Pastel de Nata.

A primeira parte do dia foi de bastante história e conhecimento! Portanto, acho saudável dividirmos o resto da tarde com algo mais “light”. Por isso, iremos para o outro lado da cidade, conhecer o oceanário. O local fica ao lado do shopping Vasco da Gama, sendo assim quem ainda não tiver almoçado, lá tem uma ótima praça de alimentação, com todos os tipos de comida (inclusive arroz e feijão <3 ).

OCEANÁRIO:

Já aviso: É grande! Hahahahaa… Quem gosta da vida marinha vai amar, pois tem mais de 8.000 criaturas: tubarão, arraias, água viva, pinguim, peixes, estrela do mar, entre vários outros. Foi um lugar que eu amei conhecer e super indico! <3

Dia 6

LISBOA

Vamos começar o nosso penúltimo dia em uma das praças mais importantes de Lisboa e que foi palco para comércio marítimo do local: a “Praça do Comércio”. É um conjunto de edifícios que formam um “U” e, logo em frente, uma linda vista para o Rio Tejo. No local tem vários bares, restaurantes e algo que chamou bastante a nossa atenção, o museu da Cerveja. Estávamos sem tempo, então não chegamos a entrar, mas para quem gosta, é uma ótima ideia <3

Logo ali perto tem o Arco do Triunfo da Rua Augusta, que dá início à rua de mesmo nome e (várias) lojas. Ao final dela, você vai encontrar a Praça do Rossio, construída em homenagem a Dom Pedro IV, que foi rei de Portugal e o primeiro imperador do Brasil (como D. Pedro I).

Voltando um pouco, você vai ver o elevador Santa Justa, que tem uma vista linda da cidade. Eu aconselho demais aproveitar para almoçar e curtir o visual em um restaurante que fica ao lado do elevador (na parte de cima), chamado "Bellalisa Elevador” (p.s: só não peça o Penne All Arrabbiata se não estiver acostumado com pimenta malagueta. Misturei todo o queijo que estava na mesa e adicionei algumas batatas de outros pratos para aliviar. Apesar disso - estava delicioso. hahahah).

Se você almoçar neste restaurante que comentei, provavelmente você vai ficar namorando a vista do Castelo de São Jorge: nosso próximo destino! Um lugar maravilhoso e imperdível. Para os que gostam de andar, é uma boa subidinha até o local. Se você estiver com idosos, crianças ou alguém com dificuldade de mobilidade, vale pegar algum táxi ou “tuc tuc” para chegar até lá.

Separe a tarde toda para este passeio, lá é bem grande (são onze torres) e é bom conhecer cada cantinho.

DIA 7

Freeport Lisboa Fashion OUTLET

Último dia e já estamos nos despedindo da capital <3 Como uma boa brasileira, adoro aproveitar os descontos dos outlets quando eu viajo. O Freeport não é todo mundo que conhece e também não é fácil chegar por transporte público até esta área, mas se você estiver de carro, super vale a pena! Lá você vai encontrar várias marcas como Adidas, Coach, Calvin Klein, Burberry, Lacoste, entre outras… E mesmo sendo em euro, muita coisa estava em conta.

Hora de arrumar as malas e voltar para a casinha! <3

Dicas - BOTTECCHIA

Claro que eu não poderia deixar de lado um cantinho para as minhas #noivinhasbottecchia, né??

LOCAIS PARA PEDIDO DE CASAMENTO:

1. Conversando com as meninas do blog “Bons ventos me levam”, super concordamos que o Castelo de São Jorge seria um local inesquecível para um pedido de casamento. O pôr do sol lá é incrível (como vocês podem ver na foto) e, sem dúvidas, com vários cantinhos que podem deixar este momento marcado eternamente na vida do casal.

2. Para quem tem interesse em fazer o pedido em algum restaurante, o Bellalisa que comentei ali em cima é perfeito. Tem um italiano - que eu não acho tão romântico, mas que é delicioso também (e com ótimas opções de vinho), chamado de Italy Caffee Lisboa.

3. Cascais - Mais para perto da Boca do Inferno tem um pôr do sol lindo e bem romântico. Super vale fazer o pedido assistindo por lá. Maaaas, aconselho que não seja especificamente na Boca do Inferno porque pode ser um belo motivo para engraçadinhos brincarem com o momento devido ao nome do local, né? haha.

LOCAIS PARA ENSAIOS FOTOGRÁFICOS (Casal)

1- Castelo de São Jorge

2- Óbidos

3- Os palácios de Sintra

E VOCÊ?

Tem alguma dica de local para pedidos de casamento ou um espaço legal que não coloquei aqui? Escreva aqui nos comentários <3

 


79 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page